Politrick #11 – Lula réu; Resta-um; Mercosul e o impeachment

Neste episódio, Mairon Oliveira, Daniel Casali, Rafael Figueiredo e Victor Campos comentam sobre algumas notícias recentes do Brasil e da América do Sul.

Falamos sobre a passagem de Lula de investigado a réu, de acordo com a determinação do Juiz Ricardo Leite. O ex-presidente, em conjunto com outros 5 investigados, irão responder pela acusação de obstrução à justiça, por supostamente comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró. Comentamos sobre o que o ex-presidente vem considerando uma perseguição por parte do Juiz Sérgio Moro e a protocolização de uma petição à Comissão de Direitos Humanos na ONU, por parte de Lula, sobre o mesmo assunto.

Ainda falando de investigações, abordamos a mais recente fase da operação Lava-Jato, nomeada de “Resta-Um”, que envolve a empreiteira Queiroz Galvão em esquemas de corrupção e desvio de dinheiro e conta com envolvimento dos maiores partidos políticos do Brasil (PT, PMDB e PSDB).

Discutimos sobre os entraves apresentados por alguns países do Mercosul quanto à Venezuela assumir a presidência do bloco, de acordo com a rotatividade que é habitual entre os países que o compõe, relacionando isso com o perfil político e ideológico dos países envolvidos e a situação política interna da Venezuela.

Por final, comentamos o relatório apresentado pelo senador Antonio Anastasia, como relator na comissão que analisa o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Relatório este, que emite um parecer favorável à admissibilidade do processo, para as duas acusações em que a presidente é investigada. Há sugestões que o presidente interino, Michel Temer, tenha a intenção de adiantar a votação desta matéria no Senado, o que não é bem visto pela defesa da presidente.

Para saber mais:
http://goo.gl/GggVCY
http://goo.gl/quF2n3
http://goo.gl/0tSDxO
http://goo.gl/G9EkVO
http://goo.gl/pxk5We
https://goo.gl/SQIybz
https://goo.gl/QHujtf
http://goo.gl/UnFx6e
http://goo.gl/yUsZ7U
http://goo.gl/C6XzTf

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *