Politrick #16 – A Lei da Ficha Limpa

Neste episódio, Mairon Oliveira e Daniel Casali conversam sobre a chamada Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº. 135/2010).

Apresentamos brevemente a Lei da Ficha Limpa e seus principais objetivos e controvérsias, que a acompanham desde a sua concepção.

Comentamos as controvérsias que tiveram maior destaque até agora – aplicação da Lei no ano de publicação, constitucionalidade da Lei, interferência na autonomia do cidadão ao fazer suas escolhas eleitorais, dependência de julgamentos adicionais pela câmara ou tribunais estaduais das contas públicas antes de se condenar um candidato e as críticas recentes do Ministro Gilmar Mendes, que ironicamente declarou que a Lei teria sido escrita por bêbados.

Discutimos sobre a possível aplicação da Lei da Ficha Limpa para o atual presidente Michel Temer, devido a uma condenação, já julgada pelo TRE, devida a uma doação eleitoral acima do limite estabelecido por Lei. Também abordamos a aplicação da Lei para a ex-presidente Dilma Rousseff, principalmente no contexto do “fatiamento” das sanções aplicadas a esta ao fim do processo de impeachment.

Para saber mais:
Lei Complementar nº 135/2010 (Lei da Ficha Limpa)
Lei Complementar nº 64/1990 (Lei da inelegibilidade)
Gilmar Mendes diz que Lei da Ficha Limpas foi feita por bêbados – EBC
Lei da Ficha Limpa completa 5 anos e ainda gera controvérsias sobre sua eficácia – Notícias do Dia
Para Caiado, Lei da Ficha Limpa torna Dilma inelegível – Agência Senado
O presidente Michel Temer está inelegível pela Lei da Ficha Limpa? – BBC
Cardozo: Mesmo com impeachment, Dilma não vira ficha suja – Veja
Lei da Ficha Limpa não se aplica ao caso de Dilma Rousseff – Tribuna da Bahia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *